Drª Daniela Diniz explica sobre método DIU

Dra. Daniela Diniz explica:

Americana que engravidou em uso de Mirena fotografa o próprio bebê segurando o DIU para alertar sobre o risco de falha do método.
Por que essa foto "viralizou"?

1º Pela dúvida se a foto é ou não real (sim, é real , mas colocaram o Mirena nessa posição após retirarem no parto);
2º Pelo grande número de mulheres que utilizam o Mirena (devido à segurança e comodidade dos métodos contraceptivos de longa duração LARC e dos benefícios que eles trazem além da contracepção, como a diminuição da menstruação e do risco de trombose);
3º Porque para muitos isso é uma novidade (até para a classe médica), tão raro é o risco de engravidar em uso do Mirena;

Quem não tem amiga(s) ou familiares que engravidaram em uso de pílula? Até após vasectomia e laqueadura?

Vamos aos fatos: todo método tem risco de falha, e a falha é resultado ou do próprio método ou do uso incorreto dele. O risco de falha do Mirena é de 0,1% ou seja 1:1.000 mulheres /ano! Pacientes em uso de pílula tem risco de 0,3% ou seja de 3:1.000 se tomarem da forma correta ou de até 8% (80:1.000) se esquecerem algum comprimido ou tiverem vômitos, diarréia, usarem outras medicações como topiramato para dor de cabeça. Mirena é tão eficaz como laqueadura tubária, sem precisar de cirurgia e ainda com a vantagem de diminuir o fluxo menstrual e ser reversível.

E continua sendo muito eficaz para evitar gravidez, principalmente para as pacientes com mais risco de esquecimento como as adolescentes (SIM! pela OMS, Organização Mundial de Saúde, pode ser usado mesmo por quem não engravidou) ou já está com a família completa. Ideal para quem está amamentando ou na fase pré menopausa, que tem risco aumentado de trombose, que tem endometriose, ou escolhe não menstruar, enfim para toda mulher que quer um método seguro, sem esquecimento por 5 anos!