Pólipo Endometrial

Pólipo endometrial é nome dado ao crescimento  localizado do endométrio( camada que reveste o útero por dentro), ele pode ser único ou serem múltiplos, de consistência amolecida. Podem estar associados a dificuldade para engravidar ou  sangramento uterino anormal na mulheres mais jovens . Ocorrem com maior frequência no climatério quando se manifestam como sangramento inesperado após a menopausa ou são assintomáticos, silenciosos e suspeitados pelo aumento da espessura do endométrio a ultrassonografia (o eco endometrial tem como valor de referência até 5mm nessa fase e para as mulheres em terapia hormonal TH até 8mm.

Diagnóstico de pólipo pode ser feito ou suspeitado através da ultrassonografia pélvica e/ou transvaginal, histerossalpingografia , histerossonografia ou histeroscopia diagnóstica.

Pólipo endometrial a ultrassonografia

Pólipo endometrial à histerossonografia

Pólipo endometrial a histerossalpingografia

Pólipo endometrial único ou múltiplos pólipos à histeroscopia

O tratamentoconsiste da polipectomia ou retirada do pólipo .

Abaixo segue resumo de artigo científico que indica a retirada por histeroscopia cirúrgica com ressectoscópio dos pólipos endometriaiscomo melhor abordagem por sua segurança( com risco de complicações de 0,38%), alto índice de sucesso( por visualizar e permitir sua retirada direcionada e completa),aumentando as taxas de gestação em pacientes inférteis, com baixo risco de retorno do pólipo (de 0 a 4,5%) epermitir exame anátomo patológico ( biópsia, excluindo assim outras doenças como a hiperplasia ou o câncer de endométrio ).